O uso dos ônibus elétricos representa um passo significativo em direção a um transporte público mais sustentável, reduzindo emissões de carbono e oferecendo uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana. O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), passa a oferecer duas novas linhas de integração com o metrô, através dos ônibus 100% elétricos, nesta sexta-feira (20). As linhas, que farão o trajeto Parque São Paulo (Lauro de Freitas) x Terminal Aeroporto e Simões Filho x Terminal Aeroporto, integram a frota de veículos sustentáveis do sistema.
O evento de lançamento ocorreu no Terminal Aeroporto com a presença da Superintendente de Mobilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Grace Brito, de representantes da Agerba, além da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e outras autoridades.
A assistente social e usuária do transporte público da região metropolitana, Ana Paula Paixão, seguiu na primeira viagem para Lauro de Freitas e demonstrou o entusiasmo com a novidade: “Para mim será ótimo. Espero que continue assim. Moro há muito tempo em Itinga e realmente estamos precisando de melhorias no transporte público. Essa novidade vai ajudar bastante, especialmente para quem depende desse transporte. Eu, por exemplo, utilizo esse serviço para ir ao trabalho, já que sou plantonista e trabalho em 8 plantões por mês. Sempre uso essa opção porque é mais acessível, considerando o trânsito e as condições econômicas atuais “, destacou.
De acordo com Grace Brito: “Essas linhas vão funcionar diariamente, com intervalos de 30 minutos. Inicialmente serão gratuitas, já que fazem parte de um projeto piloto. Depois, à medida que novos ônibus elétricos chegarem, o número de linhas será ampliado. Atualmente, temos quatro ônibus, mas a meta é aumentar essa quantidade”, pontuou.
As linhas que se juntam as duas já existentes, serão operadas por sete dos 19 veículos elétricos adquiridos em 2022, e custaram em torno de R$ 45 milhões, como parte do projeto piloto que visa modernizar e tornar o transporte público mais sustentável. “Isso faz parte do compromisso do nosso governador com o transporte limpo, ajudando a fomentar o uso da estação, promovendo um serviço mais eficiente e ecológico. Esses dois novos planos de ação visam melhorar a mobilidade dentro e fora do terminal, beneficiando tanto quem viaja quanto quem depende do transporte para chegar ao aeroporto”, acrescenta o diretor -geral de departamento de qualidade e serviço da Agerba, Eurico Isaac.
Linhas de Atendimento
A linha Parque São Paulo x Terminal Aeroporto oferecerá 20 horários diários, com parada na plataforma C17, com operações iniciando às 5h e se estendendo até às 21h30. O itinerário cobrirá o Parque São Paulo, o Largo do Caranguejo em Itinga e finaliza no Terminal Aeroporto.
Já a linha Simões Filho x Terminal Aeroporto disponibilizará sete horários diários na plataforma A7 e a operação dessa linha terá início às 5h30 terminando às 21h30. O trajeto passará pela Praça Noêmia Meireles, Avenida Elmo Serejo de Farias (Simões Filho), Ceasa, BA-526 (CIA Aeroporto) e encerra no Terminal Aeroporto.
Os ônibus 100% elétricos com ar-condicionado e Wi-Fi já operam desde 2022 com as linhas Kartódromo (Praia de Ipitanga) x Terminal de Pituaçu e Ilha de São João x Terminal de Pituaçu.
Repórter: Joci Santana/GOVBA