Em visita à Bahia, uma comitiva do Banco Mundial foi recebida, nesta terça (7) e quarta-feira (8), por representantes das Secretarias Estaduais do Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Sema), Fazenda (Sefaz) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o objetivo de avaliar a concessão de financiamento para o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da infraestrutura sustentável no estado. O financiamento disponibilizado pelo banco na modalidade Development Policy Lending (DPL), ou Políticas de Desenvolvimento, totaliza recursos da ordem de US$ 200 milhões.
O encerramento da missão foi marcado por uma reunião na Secretaria do Planejamento – Seplan, responsável pela captação de recursos externos ao tesouro estadual, através da SPF – Superintendência de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento. Conduzida pelo secretário da pasta, Cláudio Peixoto, a reunião representou um balanço dos trabalhos realizados para viabilizar mais uma parceria com o Banco Mundial.
O secretário da Seplan destacou que o financiamento na modalidade DPL, diferente dos demais direcionados para a execução de projetos específicos, será importante para a estruturação de uma infraestrutura sustentável no Estado, com foco no desenvolvimento de políticas de caráter transversal que serão monitoradas a partir da construção/aprovação de instrumentos normativos, a exemplo de leis, planos e decretos.
“Estamos trabalhando de forma integrada com as diversas secretarias envolvidas para viabilizar, em cooperação com o Banco Mundial, um conjunto de políticas que revelam o compromisso assumido pelo governador Jerônimo de promover o desenvolvimento de forma sustentável no estado, valorizando a descarbonização da nossa matriz energética, o uso da energia limpa no poder público, a mobilidade elétrica, o transporte público e a segurança viária”, revela Peixoto.
A especialista em Transportes do Banco Mundial, Bianca Alves, fez um balanço da missão, destacando a expectativa positiva e o amadurecimento no processo de financiamento, além de destacar a experiência exitosa desenvolvida com a Bahia, que se tornou referência para outros projetos financiados pelo organismo internacional.
“A gente teve uma missão muito produtiva, discutindo temas super importantes de políticas na área de transporte, na área de energia e na área institucional com o secretário e as equipes do governo. Temos uma parceria de longa data com a Bahia que sempre nos acolheu de maneira muito importante e foi capaz de encampar grandes inovações, como, por exemplo, nos projetos de manutenção de rodovia de longo prazo, que realmente mudam como se faz manutenção de rodovias no país e servem de exemplo para outros estados.”
Fonte: Ascom/Seplan