O mel de cacau do sul da Bahia foi a estrela do prato de Dário Costa, um dos chefs que se apresentaram na abertura da 9ª edição do Mesa ao Vivo Bahia, que começou nesta sexta-feira (6), no Mercado do Rio Vermelho, a Ceasinha de Salvador. Ele e mais 20 chefs da alta gastronomia brasileira e boliviana estarão até amanhã (7) nas duas cozinhas ao vivo instaladas no local, apresentando pratos inspirados na cultura alimentar baiana.
Dário fez um prato dedicado a uma viagem que ele fez a Itacaré no começo do ano e já está no menu degustação do seu restaurante em Santos, no litoral de São Paulo. “Lá, eu tive a oportunidade de provar o mel de cacau fresco. Achei muito diferente do que eu já tinha experimentado e notei uma ‘acidezinha’ muito interessante, que não deixou de me lembrar o pescado. Então, eu juntei os dois e usei nibs de cacau para dar um crocante”, disse sobre a elaboração do prato.
A apresentação do ‘Crudo e Cacau’, como Dário nomeou o prato, foi feita na Cozinha 1, no palco principal. De acordo com o Núcleo de Inteligência em Gastronomia Mundo Mesa, organizador do evento, cerca de 1.500 cozinheiros, gastrólogos, entusiastas e apreciadores da alta gastronomia devem assistir às cozinhas ao vivo durante os dois dias de evento. Tâmara Figueiredo é gastróloga e gerente de uma panificadora em Salvador e foi pela segunda vez ao Mesa ao Vivo.
“Eu acabei de sair de uma aula de moqueca de banana da terra, que falava sobre as restrições alimentares de pessoas que, hoje em dia, não comem algum queijo, algum peixe, alguma coisa de origem animal. E aí ela fez a receita toda modificada para isso. Eu acho muito importante a gente aprender todos os dias. Sabe aquele evento que você espera para vir? Eu espero todo ano o Mesa e está sendo muito gratificante”, compartilhou.
Com a temática “Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana”, o Mesa ao Vivo Bahia também tem o intuito de atrair o olhar de quem visita Salvador para a Ceasinha, que é um tradicional destino do turismo gastronômico da capital baiana. Secretário do turismo, Maurício Bacelar destacou que a gastronomia baiana tem um papel fundamental na liderança da Bahia no turismo nacional, por suas influências europeia, africana e indígena.
“Nossa gastronomia tem sabores especiais e únicos. E ações como essa que fazem a Bahia liderar o turismo nacional. O IBGE acabou de publicar os números do comportamento do turismo na Bahia, e no primeiro semestre deste ano o estado liderou o turismo nacional. Tivemos um crescimento de mais de 19%, maior crescimento exponencial do país entre os 27 estados da federação”, ressaltou.
Organizado pelo Núcleo de Inteligência em Gastronomia Mundo Mesa, responsável pela revista Prazeres da Mesa, o evento conta com o apoio das Secretarias de Turismo (Setur-BA), Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Rural (SDR), e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Secretário de desenvolvimento econômico, Ângelo Almeida, explicou que a parceria faz parte do projeto ‘Sabores da Ceasinha’, que coloca o Mercado como um importante centro de cultura e gastronomia da Bahia. “A Ceasinha tem um papel cultural importante para o desenvolvimento econômico. Ter chefs renomados, nacionais e internacionais, valorizando o produto da agricultura familiar baiana, aqui, também fortalece a qualidade do serviço dos nossos restaurantes”, avaliou.
Programação
Nesta sexta-feira (6), o evento ainda conta com apresentações de Vanessa Soares, bicampeã do Panela de Bairro, e de outros chefs locais e regionais. Já neste sábado (7), a programação inclui chefs de renome como Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem (10h30), e Marsia Taha Mohamed, do Gustu Restaurant, da Bolívia (13h). O evento contará ainda com a presença do chef Claude Troisgros, que encerra o Mesa ao Vivo Bahia, às 17h45.
A programação completa está no site: https://www.prazeresdamesa.com.br/mesa-bahia-2024/#atracoes
Repórter: Milena Fahel/GOVBA