Serão oferecidas três turmas gratuitas: “Falando da Flauta Doce”, das 10h às 11h30, com Uibitu Smetak; “Três Compositores do Período Romântico: Schubert, Schumann e Chopin”, das 14h às 15h30, com Karina Seixas; e “A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica”, das 16h30 às 18h, com Alexandre Loureiro.
Os Cursos de Música do TCA, conduzidos por professores da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), são experiências didáticas voltadas para iniciantes, sem a necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é despertar a apreciação musical, demonstrando que a música clássica pode ser acessível, envolvente e prazerosa para todos.
Cursos:
Falando de Flauta Doce
Com Uibitu Smetak
Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 10h às 11h30
Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento: sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca, repertório etc. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes, o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.
Três Compositores do Período Romântico: Schubert, Schumann e Chopin
Com Karina Seixas
Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 14h às 15h30
Tem como objetivo aproximar o público leigo do universo da música clássica, proporcionando uma escuta mais refinada das obras desses três grandes compositores. O curso explora as características marcantes da música romântica do século XIX, abordando o contexto histórico-cultural da época, os elementos musicais utilizados por cada compositor e uma breve biografia de Schubert, Schumann e Chopin. O curso é ministrado pela professora de orquestra Karina Martins Seixas.
A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica
Com Alexandre Loureiro
Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 16h30 às 18h
Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.
Fonte: Ascom/TCA