“Menina do Cabelo Black” é o mais novo clipe do cantor e compositor baiano Dão Black que, com participação de Jota Pê e Udi Santos, será lançado dia 17 de abril de 2021, às 18h. Para além do conhecido penteado “black power”, o “black” cantado por Dão é sobre as múltiplas ancestralidades pretas nos nossos DNAs. De cabelos crespos e cacheados – sejam eles curtos, médios ou longos, estilizados em diversos penteados e cores – o vídeo traz takes das muitas faces das mulheres negras. Não há um padrão de mulher negra, pois são diversas e lindas em todas as formas. Por isso o artista sentiu-se na obrigação de compor essa canção e de também transformá-la em vídeo clipe. Com a ideia de fortalecer essas mulheres negras: gordas, magras, altas, baixas, crianças, que ao longo do século 21 continuam enfrentando o racismo, como fica evidenciado inclusive nas discussões reiteradas em programas de TV como o Big Brother Brasil.
“Sinta o meu power, só não toque no meu black” é como Udi adentra o som com sua rima e continua “rainha da pele preta, minha coroa é raiz”. É através da transição capilar que muitas mulheres negras iniciaram sua tomada de consciência racial, se reconectando com a história de seu povo. A partir daí o cabelo black assume um significado muito mais que estético, agora também sociopolítico e até religioso quando, em alguns casos, junto com a descoberta das raízes vem o interesse pelas religiões de matriz africana. Não tocar no black de uma mulher negra não é sobre desmanchar o penteado, mas sim sobre respeitar sua história e a de quem veio antes dela.
Esse projeto é uma ação de contrapartida de Dão Black com uso do subsídio pago pelo Mapa Cultural de Salvador, da Fundação Gregório de Matos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. O clipe estará disponível a partir de sábado à noite no canal do Youtube do cantor e está imperdível.
SERVIÇO:
O que? Videoclipe “Menina do Cabelo Black”
Quando? 17 de abril, às 18h
Onde? No canal do Youtube “Dão Black”
https://www.youtube.com/channel/UCii_2oOeYP3hqEwcHiHqNoQ
Mais informações:
https://www.instagram.com/dao.blk/