O Centro de Estudos Miguel Santana realiza, na próxima segunda-feira (16/04), a partir das 14h, a terceira edição do ‘Seminário Orun Aiyê: A memória não pode falhar [arte, educação, cultura, memória e cidadania]’. O evento acontece no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador e conta com o apoio do vereador Sílvio Humberto (PSB) e do coletivo formado pelo Núcleo de Cultura Popular, Quilombo Clementina de Jesus e Projeto Aruá do Garcia. Durante a atividade, ocorrerá o lançamento do documentário ‘Orun Aiyê: Memória Viva com Arte’
O Seminário, segundo os organizadores, objetiva a integração e o intercâmbio de ideias entre os diversos participantes, ao mesmo tempo que comemora as conquistas alcançadas na luta por igualdade e promove a reflexão sobre os entraves para a superação da desigualdade de direitos sociais, culturais e religiosos. A metodologia do debate, que reúne acadêmicos, artistas, estudantes, lideranças comunitárias, políticas e religiosas, é baseada na recriação e reinvenção do “papo de senzala”, herança dos antepassados africanos escravizados no Brasil.
O Centro de Estudos Miguel Santana está completando 30 anos de atuação. A entidade foi criada em 1998, com o objetivo de estudar a contribuição afro-brasileira para a construção do País. Inspirada na história de vida do líder religioso e empresário Miguel Archanjo de Sant’Anna (1898-1974), a instituição trabalha pelo resgate e valorização da memória e da cultura afro-brasileiras. Durante a sua atuação, já desenvolveu pesquisas; realizou simpósios, palestras, seminários; produziu espetáculos e homenagens como estratégia de afirmação da cidadania e de socialização das conquistas dos afrodescendentes.
SERVIÇO
O que: Seminário Orun Aiyê: A memória não pode falhar [arte, educação, cultura, memória e cidadania];
Quando: Segunda-feira (16/04), a partir das 14h;
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador – Praça Thomé de Souza s/n – Centro;
Realização: Centro de Estudos Miguel Santana;
Informações: (71) 98684-0550 – Marcos Santana – coordenador do projeto.