Uma megaoperação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desbloqueou, na tarde desta terça-feira (29), rodovias federais onde permaneciam caminhoneiros protestando. As Ações foram realizadas simultaneamente nas BRs 101, 242 e 116 pelo Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo (Graer) e Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes).
Além da desobstrução, guarnições de unidades territoriais da PM ficarão nos pontos usados pelos manifestantes para evitar novas retenções. As forças de segurança estadual e federal retiraram caminhoneiros que estavam nos acostamentos e liberaram motoristas que alegavam sofrer ameaças se saíssem do movimento, nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Eunápolis, Barreiras, Jequié e Senhor do Bonfim.
Foto: Alberto Maraux
Em Alagoinhas, na frente de uma cervejaria, manifestantes deitaram na pista e atiraram pedras contra os PMs. Equipes do Choque usaram bombas de gás lacrimogênio e dispersaram os manifestantes que tentavam bloquear a BR-101 totalmente.
Foto: Alberto Maraux
“Não temos nada contra o movimento e todo cidadão tem o direito de reivindicar melhorias. O que não podemos é permitir bloqueio total de estradas e que faltem produtos essenciais”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.