Até o final do dia 31 deste mês, os atendimentos estarão mantidos na Maternidade João Batista Caribé, em Coutos. A partir do mês de junho, a unidade estará funcionando na Unidade de Emergência de Plataforma, que foi adequada para receber as gestantes, até que as obras de ampliação fiquem prontas.
Além disso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estará reforçando as equipes de ginecologia e obstetrícia na Maternidade Albert Sabin e no Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, na região metropolitana. A reforma e ampliação da Batista Caribé receberão investimentos da ordem de R$ 30 milhões, distribuídos entre obras e equipamentos, e o prazo para conclusão das intervenções foi estimado em 12 meses.
A unidade passará dos atuais 40 leitos para 80, distribuídos da seguinte forma – 60 destinados à internação clínica e cirúrgica, dez de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e outros cinco no Centro de Parto Normal (CPN) Peri-Hospitalar.
Entre as novidades na duplicação da maternidade destaca-se a construção de um Centro de Parto Normal, um terraço para a convivência de pacientes e funcionários com vista para o mar, um pátio de serviços, bem como uma área para gases medicinais e abrigo de resíduos, localizados de forma estratégica a fim de permitir futuras ampliações da edificação, assim como os estacionamentos e acessos.