A Câmara dos Deputados promove, a partir da próxima semana, a campanha “Março Mulher”, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Neste ano, as atividades terão como foco central os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil. As ações são desenvolvidas pela Secretaria da Mulher, em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e apoio de instituições parceiras.
O principal objetivo da campanha é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, bem como debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero, além de destacar a importância da conquista do direito ao voto das brasileiras.
Programação
A programação será aberta no dia 7 de março, às 9h, com o II Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher.
No dia 8, às 9 horas, haverá a entrega da Medalha Mietta Santiago para pessoas, instituições, campanhas e iniciativas em defesa do direito das mulheres. A premiação é uma homenagem à primeira mulher a exercer, plenamente, seus direitos políticos no Brasil. No mesmo dia, às 10 horas, acontece sessão solene conjunta do Congresso Nacional, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. E às 19 horas, haverá apresentação musical e acendimento das luzes do Congresso Nacional pelo Março Mulher.
Durante o mês, haverá ainda ato em defesa da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre violência e assédio no trabalho, debate sobre enfrentamento à violência política, seminário sobre candidaturas femininas para as eleições 2022, entre outros eventos.
A programação se encerra no dia 29 de março com debate “90 Anos do Voto Feminino no Brasil”, das 15 às 17 horas.
Confira a programação completa na página da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.