Na data marcada pelos 90 anos da sanção do primeiro Código Eleitoral (Decreto nº 21.076) em que mulheres acima de 21 anos garantiram o direito ao voto e a serem votadas no Brasil a psicanalista e influenciadora Manuela Xavier lança o projeto “Lobas na Politica”, que visa ecuperar a centralidade feminina e feminista da política, a fim de tomar de volta o poder que as foi tirado. O projeto, que inicia hoje às 21h com uma live com a Deputada Renata Souza no instagram da psicanalista, é sem fins lucrativos e reunirá de fevereiro a outubro, representantes e lideranças feministas na política para pensar juntas os projetos de governo que serão disputados neste ano.
De acordo com dados do Inter-Parliamentary Union, organização que reúne os parlamentos dos países ligados à ONU, o Brasil está na 142ª posição no ranking de participação de mulheres no congresso nacional. De todas as Américas (38 países e 18 dependências), o Brasil supera apenas o Paraguai (144ª), Bahamas (151ª) e Belize (154ª). Para Manuela o momento é de ocupar espaços políticos. “Queremos pensar a centralidade das mulheres na esfera política: perspectivas e representações feministas nesse campo de disputa dominado por homens”, afirma. .
Em ano eleitoral a ação é uma convocatória, um chamamento para mulheres “2022 é o ano de construirmos uma ampla frente de mulheres a fim de derrotar o bolsonarismo e as políticas de retrocesso que nos empurram sempre ao lugar da obediência, do silenciamento, da domesticidade e da violência. Mulheres são maioria na sociedade e minoria nos espaços de resolução de poder. É hora de mostrar que somos muitas e que estamos atentas e famintas para construir um país estruturado nos direitos das mulheres, comprometido com políticas públicas feministas que garantam a nossa vida e a nossa autonomia”, frisa.
O nome do projeto traz bastante de sua essência. Política: substantivo feminino, historicamente operada por homens, pensada por homens, servindo aos homens. Lobas: conjunto de potências indomesticáveis, em bando, em grupo, em alcatéia. Lobas na Política é portanto, um projeto que visa recuperar a centralidade feminina e feminista da política, a fim de tomar de volta o poder que foi tirado de mulheres. O objetivo é pensar a centralidade das mulheres na esfera política: perspectivas e representações feministas nesse campo de disputa dominado por homens.
A psicanalista ainda destaca, “Estaremos atentas, unidas em nossa diversidade, singulares em nossa pluralidade, juntas por todas nós para marcar que o território do nosso corpo e da nossa subjetividade é nosso, e não está sob negociação. Esse ano, eles não passarão. Temos Lobas na Política”, conclui.