Mais de 500 próteses dentárias estão sendo entregues a pessoas que participaram da Feira da Pessoa Idosa, iniciativa da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) em parceria com Voluntárias Sociais da Bahia, realizada no período de 21 a 23 de setembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A entrega teve início na quinta-feira (30), no estacionamento da Arena Fonte Nova, e segue até sexta-feira (1º), das 7h às 16h.
A aposentada Maria Eloiza Dias é uma das beneficiadas pela feira, que atendeu mais de 20 mil pessoas, com 100% dos atendimentos por agendamento, exclusivamente para o público acima de 60 anos. Pouco mais de dois meses após ser atendida, ela retornou ao local para buscar suas próteses dentárias e comemorou a oportunidade de ter mais saúde e bem-estar.
“É só gratidão, me deixaram com o sorriso lindíssimo e com autoestima super lá em cima. Eu quero agradecer a Deus, aos organizadores dessa Feira Saúde Mais Perto e ao governador, por me proporcionarem essa oportunidade”, afirmou a aposentada.
Maria Eloiza foi uma das 1.024 pessoas que realizaram atendimentos odontológicos durante a feira, onde foram disponibilizados serviços como avaliação bucal, limpeza, restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor, além da realização da prótese dentária. Ao todo, 15.564 procedimentos odontológicos foram feitos durante os três dias da ação.
Coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes destacou que a entrega das próteses dentárias segue até amanhã e, para realizar a retirada, é necessário apresentar documento com foto. “Hoje e amanhã, estaremos fazendo a entrega das próteses dentárias moldadas e confeccionadas durante a Feira Saúde Mais Perto da Pessoa Idosa. As próteses fazem parte do serviço de odontologia, no qual a gente oferece um tratamento completo. Conseguimos devolver a autoestima, a qualidade de vida e o sorriso aos idosos que participaram da ação”, explicou.
Mais de 329 mil atendimentos em 2023
Somente em 2023, a Feira Saúde Mais Perto já realizou mais de 329 mil atendimentos em municípios de todas as regiões do estado, levando saúde e cidadania para quem mais precisa. Outras etapas já estão programadas e devem ser realizadas ainda no mês de dezembro.
“Realizamos um calendário extenso durante todo o ano e, em dezembro, não será diferente. Vamos seguir trabalhando para levar a saúde para as cidades baianas”, adiantou o coordenador.
Através das feiras, a população tem acesso a exames de laboratório, mamografia, preventivo, ultrassonografia, eletrocardiograma, consultas com oftalmologista, encaminhamento para cirurgia eletiva de catarata e serviços de cidadania através do SAC Móvel. Nas estruturas montadas, também é possível realizar avaliação nutricional, procedimentos odontológicos, dentre outros.
Fonte: Ascom/Sesab