A quatro dias para o Desfile do Dois de Julho, os estudantes integrantes das fanfarras da rede estadual intensificaram os ensaios para o evento cívico. Ao todo 1.759 estudantes de 28 colégios estaduais de Salvador e Região Metropolitana e mais 930 alunos da rede do interior irão participar do Desfile do Dois de Julho, na próxima segunda-feira (2). Até lá, os ensaios acontecem diariamente em suas respectivas unidades escolares. Nesta quinta-feira (28), por exemplo, os 54 componentes da fanfarra do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano, na capital baiana, passavam o repertório que irá apresentar durante o desfile.
O estudante Jumário Nascimento, 16, 1º ano, é um dos integrantes da fanfarra e toca cornetão. Ele fala sobre sua expectativa para o 2 de Julho. “Defino a fanfarra em uma palavra: família. Porque aqui temos amor, atenção, discussões, fidelidade e cumplicidade. É uma experiência que nos faz crescer cada vez mais. Estou na maior expectativa e espero que a emoção seja a mesma que tive quando desfilei do 7 de Setembro”, revela o aluno.
O colega Cauã Santos, 17, 2º ano, há oito meses na fanfarra do Pedro Ribeiro como mor-comandante, conta que está com um misto de sentimentos: feliz, ansioso e “um pouco nervoso”, já que desfilará pela primeira vez. “O nosso regente Tiago Levi busca nos tranquilizar e me sinto confiante, mas não posso negar que sinto um frio na barriga, afinal é algo novo para mim. Mas sei que vai ser uma experiência inesquecível, como já está sendo fazer parte da banda”.
O diretor da unidade, Sandever Barreto fala de sua felicidade ao ver o entusiasmo dos estudantes. “Os meninos vislumbram o desfile como um momento de alegria e realização. É quando eles buscam mostrar o melhor de si. Participar da fanfarra é uma experiência que muda a vida deles, pois melhoram como alunos, se tornando mais compromissados com a sala de aula e, consequentemente, ganham no seu processo de ensino e aprendizagem”, destaca o gestor.
Desfile do Dois de Julho – O cortejo cívico em comemoração aos 195 anos de Independência da Bahia começa às 9h, no Largo da Lapinha, e segue para o centro da cidade, percorrendo locais como Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. Durante o trajeto, as fanfarras apresentam um repertório formado por música popular brasileira, clássica e internacional.
Intercolegial – Os dez grupos que participam do Intercolegial de Bandas e Fanfarras, das escolas da rede estadual de ensino, estão ensaiando diariamente, das 14h às 17h, em suas respectivas escolas, conforme o regente Hermival Rego, responsável pelo Intercolegial. São eles os colégios que integram o Intercolegial: João Caribé, Carlos Alberto Cerqueira, Desembargador Pedro Ribeiro, CEEP Navarro de Brito, Helena Mateus, Visconde de Mauá, Roberto Santos, Noêmia Rego e IAT. Esta última unidade terá ensaio no sábado (30), das 14h às 17h.
Fanfarras da rede – As fanfarras da rede estadual desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes e a educação artístico-cultural, estabelecendo-se uma relação direta da escola com as comunidades do entorno.
Colégios de Salvador e Região Metropolitana que vão participar do desfile:
– Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito
– Colégio Desembargador Pedro Ribeiro
– Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
– Colégio Estadual da Bahia – Central
– Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
– Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães
– Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
– Colégio Estadual Dois de Julho
– Colégio Estadual Duque de Caxias
– Colégio Estadual Helena Matheus
– Colégio Estadual João Caribé
– Colégio Estadual Kleber Pacheco
– Colégio Estadual Nelson Mandela
– Colégio Estadual Polivalente San Diego
– Colégio Estadual Presidente Getúlio Vargas (antigo Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho)
– Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida
– Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso
-Colégio Estadual Professora Marileine da Silva (antigo Colégio Estadual Márcia Méccia)
-Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo
-Colégio Estadual Raphael Serravalle
– Colégio Estadual Visconde de Mauá
– Colégio Ruben Dário
– Escola Estadual Castro Alves
-Escola Professor Roberto Santos
-Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus (Lauro de Freitas)
– Colégio Estadual Américo Simas (Lauro de Freitas)
-Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon (Simões Filho)
-Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire (Dias D’Ávila)
Colégios do interior que vão participar do desfile:
– Colégio Estadual Cristo Reis (Barra)
– Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Itabuna)
– Colégio Estadual Polivalente de Gandú (Gandú)
– Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins (Valença)
– Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco (Brejões)
– Colégio Estadual Edivaldo Boaventura (Povoado em Brejões)
– Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (Juazeiro)
– Colégio Estadual Luiz Viana (Santa Rita de Cássia)
-Colégio Estadual Professor Magalhães Neto (Ruy Barbosa)
– Colégio Estadual Normal de Pintadas (Pintadas)
– Instituto de Educação Euclides Dantas (Vitória da Conquista)
– Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus (Paulo Afonso)
-Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (Porto Seguro)