O número total de procedimentos realizados nos três dias de Feira Cidadã na Princesinha do sertão baiano ultrapassou a meta de doze mil. Foram precisamente 12.440 atendimentos, sendo 1.505 consultas de oftalmologia, 1.514 de odontologia, 5.765 exames de ultrassom, 1.087 eletrocardiograma, 500 de raio x e 432 consultas com médico-cirurgião que resultaram em 229 cirurgias agendadas.
“Uma maravilha”, destaca a dona de casa Diana Souza que foi em busca de atendimento odontológico e oftalmológico para ela e os dois filhos. Ela chegou às 8h30 e conseguiu fazer canal em 4 dentes. “Quem não pode pagar pelo serviço, faz tudo aqui porque no posto de saúde da cidade não se acha nada com facilidade”, pontuou a feirense.
350 cidadãos atendidos pelos técnicos de laboratório realizaram quase 7 mil exames e outras 410 mulheres fizeram preventivo. Dos pacientes triados nas consultas oftalmológicas, 225 foram encaminhados para a cirurgia de catarata e 65 fizeram a limpeza das lentes. Esse foi o caso de dona Noélia, aposentada de 70 anos, que já tinha sido operada do olho esquerdo e aproveitou a oportunidade da realização da feira para fazer o olho direito. “Você não faz ideia de como isso é especial: a gente vem aqui, com toda a família e resolve o problema de todo o mundo”.
Próxima edição
O próximo município a receber mais uma edição da Feira Cidadã é Camaçari, nos dias 25 e 26 de outubro. A feira será instalada no estacionamento do Hospital Geral de Camaçari, localizado na Avenida Jorge Amado, S/N, no Jardim Limoeiro, com atendimento a partir das 8h.