A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), em conjunto com a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), no Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri, São Paulo, entre a sexta-feira (15), e o domingo (17). O certame de jiu-jitsu valia pontos para a classificação para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu 2024 que está previsto para acontecer durante os dias 11 e 14 de dezembro, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.
Ele encerrou o ano nas categorias meio pesado e absoluto, sem limite de peso, conquistando 21 medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Lucas é atleta da Raiz Jiu Jitsu e ministra aulas no Caminho das Árvores, onde também treina para as competições.
Evandro Nascimento, treinador de Lucas desde a base até o alto rendimento e presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), comenta que o objetivo para 2025 é chegar ao pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu 2024, que já está classificado, e somar os pontos necessários para completar os 120 (faltam oito) para o Mundial no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu, que será em Lisboa, Portugal, em janeiro de 2025.
“Já iniciamos o planejamento para a participação do atleta nessas competições, com treinamento físico e técnico, visando chegar ao pódio pela primeira vez, comenta o atleta. Sinto um imenso orgulho em ter formado um atleta com essa qualidade técnica e de vê-lo se destacando nacionalmente ao contribuir na sua formação desde a base até o alto rendimento. Ele é um atleta com reais possibilidades de chegar ao mundial e estar entre os maiores do mundo, tudo isso sem deixar seu estado de origem. É algo que me deixa duplamente feliz e me traz essa sensação maravilhosa”, pontua
Karatê
Entre os dias 12 a 17 de novembro, o karateca baiano Christian Gabriel, contemplado no último edital do Bolsa Esporte – programa de apoio ao atleta do Governo do Estado, brilhou na Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2024, realizado em Recife, Pernambuco. Após uma série de quatro lutas intensas contra adversários de alto nível, Christian demostrou sua habilidade e determinação, conquistando o lugar mais alto do pódio e levando para casa a medalha de ouro na categoria kumitê +76kg.
O baiano também trouxe na mala mais duas medalhas de bronze nas categorias: kumitê individual estudantil +76kg; e por equipes. Com essas conquistas, Christian se tornou o atual Campeão Brasileiro 2024 e ficou entre os melhores do Brasil na sua categoria
Ele também veio de uma participação em outubro no Gymnasiade Sub-18 2024 (Mundial Escolar), no Bahrein, onde ganhou a primeira luta contra o atleta da Romênia por 3×0. No entanto, foi desclassificado, por falta. Único representante baiano da categoria de luta, a classificação para o torneio internacional veio em maio, durante a Seletiva Nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18, em Aracaju, Sergipe, após cinco lutas e o título.
Judô
O judoca Gabriel Santos, 16 anos, natural de Cruz das Almas, apoiado pelo FazAtleta, conquistou, nesta quinta-feira (14), um bronze na estreia do judô nesta edição dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa, na Paraíba. Com apenas uma derrota no dia, o estudante do Grupo Escolar Maria Peixoto Barbosa conquistou o terceiro lugar em disputa com o adversário do Distrito Federal na categoria superligeiro. Ele ainda disputará medalha na modalidade de wrestling, entre os dias 18 e 20 de novembro.
Essa não é a primeira competição escolar que Gabriel sobe ao pódio neste ano. Em maio, ele foi campeão da Seletiva Nacional dos JEBs Sub-18, nas modalidades de judô e wrestling, conquistando, assim, a vaga para o Gymnasiade Sub-18. No torneio internacional, conquistou duas medalhas de bronze em ambas as modalidades.
Apoiado pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – FazAtleta, o baiano se mostrou empolgado com as experiências e conquistas que o esporte proporciona. “Os Jogos da Juventude estão sendo uma experiência incrível, para mim. É algo que um jovem às vezes nem imagina que pode acontecer, e graças ao esporte, graças ao FazAtleta, eu estou conseguindo vivenciar tudo isso”, disse Gabriel.
Fonte: Ascom/Sudesb