
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) percorreu, na quarta-feira (19), os camarotes localizados no Circuito Dodô (Barra/Ondina). A ação, que faz parte da Operação Pré-Carnaval, visa verificar o cumprimento de responsabilidades legais que figuram como condicionantes para a obtenção da autorização nos processos de licenciamento perante a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Na inspeção, a Limpurb orienta sobre a maneira adequada do acondicionamento e armazenamento dos resíduos, bem como sobre a necessidade em se cumprir o horário correto de dispor o rejeito para a coleta pública. São informados, ainda, sobre a obrigatoriedade de possuir espaço adequado para as cooperativas de catadores conseguirem desenvolver o exercício de separação dos materiais recicláveis, conforme o transcrito através do comunicado da Limpurb 001/2025, publicado em decreto.
Segundo a engenheira ambiental e sanitarista da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, que acompanhou de perto a ação realizada em um camarote na Barra, os responsáveis pelos espaços foram orientados sobre as questões relacionadas ao gerenciamento dos resíduos e a necessidade da contratação de uma cooperativa de materiais recicláveis para ajudar no processo de separação do material inservível. “É obrigatório para receber o licenciamento contratar a cooperativa para atuar nos camarotes nos dias da festa. Além de garantir o pagamento diário dos cooperados, precisam disponibilizar um espaço adequado para a separação do lixo e realização do trabalho”, explica.
Após as vistorias prévias, a Limpurb retorna aos empreendimentos a partir do próximo dia 27, dia do início do Carnaval, para verificar o cumprimento das responsabilidades legais dos camarotes durante os festejos e do gerenciamento dos resíduos advindos dos postos de saúde instalados por cada camarote para atender o seu folião. O não cumprimento das responsabilidades acarreta uma notificação emitida pela Sedur. Caso o camarote persista no não cumprimento, ele é multado e o valor da multa pode variar de acordo com o grau de complexidade da infração.