Aproveitando o aumento de frequentadores das praias da capital baiana durante o verão, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação de ações educativas para alertar banhistas, trabalhadores e demais pessoas sobre a importância de boas práticas com o meio ambiente e cuidados com as praias. Nesta sexta-feira (24), a iniciativa aportou na praia de Piatã.
“Escolhemos, para este verão, algumas praias de Salvador para conversar com banhistas e demais frequentadores, trazendo essa sensibilização sobre a responsabilidade a respeito dos resíduos que são gerados e seu descarte correto. Lembrando que o descarte de forma incorreta afeta diretamente toda a fauna marinha”, declarou a engenheira ambiental da Assessoria Estratégica de Gestão da Limpurb, Luana Sande.
Na ação, as pessoas são apresentadas a exemplares da vida marinha e mudas de plantas do entorno, que são distribuídas para reforçar essa conscientização. Durante a atividade são distribuídas cerca de 50 mudas por ação realizada.
Até o fim de fevereiro, a iniciativa deve completar 12 praias visitadas, com 600 mudas distribuídas aos cidadãos soteropolitanos e turistas que estiverem as praias de Tubarão (25/1), Jardim de Alah (31/1), Rio Vermelho (1º/2), Itapuã (7/2), Boa Viagem (8/2), Ondina (14/2), Flamengo (15/2) e Farol da Barra (21/2). Anteriormente, a equipe visitou as praias da Ponta de Humaitá (10/1), Stella Maris (11/1) e Ribeira (20/1).
Resíduos descartados – O agente de limpeza Jordão Fernandes, de 62 anos, atua há mais de duas décadas na região de Piatã, e considera a iniciativa importante para o trabalho diário. “Ajuda bastante, pois conscientiza a todos sobre a importância de não jogar lixo na praia e manter o ambiente limpo”.
Para o biólogo Lucas Damásio, colaborador do Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), parceira da Limpurb nesta ação, a atividade contribui para apresentar às pessoas mais informações sobre as riquezas, a diversidade e a importância dos animais e fauna marinhos para a preservação e conservação destes espaços.
“É preciso conhecer para conservar. E saber lidar com os resíduos é muito importante para a preservação da vida destes animais. As pessoas ficam curiosas, chegam perto, interagem com os animais, e isso é sempre muito rico, e acaba sendo um aprendizado mútuo”, disse.
As ações acontecem sempre a partir das 8h30 e contam com oficinas, orientações e exposições de animais marinhos, de modo a conscientizar banhistas e turistas sobre os cuidados com a praia, tratando os resíduos descartados – como palitos, sacos, talheres e pratos plásticos, latinhas e garrafas – para que não sejam jogados no mar ou deixados na areia.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/Secom PMS
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/limpurb-realiza-trabalho-de-educacao-ambiental/ .