Para o período do verão, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação de ações educativas nas praias da capital baiana. O projeto visa alertar e educar os passantes e banhistas sobre os impactos causados pelo mau uso das praias da cidade.
Ao todo, serão um total de 12 ações, entre os meses de janeiro e fevereiro. O trabalho é desenvolvido pela Limpurb, através da Coordenação de Educação Comunitária (CEC), em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (NIEZ) da Universidade Católica de Salvador (UCSal).
As ações serão montadas nas praias da capital, sempre a partir das 8h30, e contarão com oficinas, orientações e exposições de animais marinhos, com o objetivo de tratar sobre a maneira como o banhista cidadão e turista pode zelar pela praia, cuidando para que os resíduos descartados – como palitos, sacos, talheres e pratos plásticos, latinhas e long necks – não sejam levadas para o mar ou deixadas na areia.
“O intuito é conscientizar a população sobre a necessidade de prezar pelo ambiente que temos como lazer na cidade. A Limpurb faz a parte dela, mas é extremamente necessário que cada cidadão também tome parte dos resíduos que são utilizados, mantendo as nossas praias limpas, e prezando por um espaço que vai trazer menos impacto para a fauna marinha”, pontua o presidente da Limpurb, Carlos Gomes.
Confira aqui a datas e locais da ações de praia:
10.01 – Praia da Ponta de Humaitá
11.01 – Praia de Stella Maris
20.01 – Praia da Ribeira
24.01 – Praia de Itapuã
25.01 – Praia de Tubarão (paripe)
31.01 -Praia do Jardim da Allah
01.02 – Praia do Rio Vermelho
07.02 – Praia de Itapuã
08.02 – Praia da Boa Viagem
14.02 – Praia de Ondina
15.02 – Praia do Flamengo
21.02 – Praia do Farol da Barra