Podem solicitar a isenção os participantes que estejam cursando a última série do Ensino Médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também pode solicitar a isenção o participante que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O estudante Gabriel Oliveira, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções, que atua como líder de classe, da escola e do município, falou sobre a importância do apoio aos colegas. “A mobilização em si começa amanhã na escola, mas já conversei com os demais líderes de outras escolas sobre esta ação. Fazer o pedido de isenção é fundamental para dar o primeiro passo em direção ao ENEM e vamos fazer isso com o apoio da escola e a força de vontade dos alunos”, afirmou.
Em Rio de Contas, os líderes de classe do Colégio Estadual Carlos Souto também estão colaborando com os demais colegas. Este é o caso da vice-líder de classe, Emanuelly Cruz, 15, 2º ano. “Nem todos os estudantes têm condições de pagar a taxa de inscrição e nem computador em casa com internet para que possam fazer a solicitação. Estamos informando nas salas de aula e nos grupos de WhatsApp da escola sobre o período de isenção. Além disso, vamos ajudá-los a fazer o pedido no site do ENEM”, revelou.
Documento orientador – A Secretaria da Educação do Estado (SEC) preparou o Documento Orientador do Projeto ENEM 100% com o objetivo de instruir os estudantes da rede estadual de ensino a solicitarem isenção na inscrição exame. O material, que pode ser acessado no endereço https://bit.ly/3uQZ99n, detalha todas as orientações a serem seguidas para apoiar os estudantes até os dias de realização das provas.
Em breve, a SEC disponibilizará o cronograma das aulas virtuais previstas na terceira etapa do projeto como uma das ações voltadas para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes. Além disso, também foi firmada uma parceria com a Rede ENEM, a qual disponibiliza gratuitamente um vasto material preparatório para o exame, através do endereço https://bit.ly/3uUUF1j. Já a quarta etapa do Projeto ENEM 100% prevê a descentralização de recursos para todas as unidades escolares para a contratação de transporte, aquisição de kit lanche e kit higiene para todos os estudantes concluintes da rede estadual de ensino que se inscreverem no ENEM.