O Terminal Rodoviário de Salvador sairá da área do Iguatemi para o bairro de Águas Claras. O edital de licitação para o equipamento será lançado ainda esse semestre, segundo o governador Rui Costa. “Todos os ônibus, interestaduais, interurbanos e metropolitanos vão parar de engarrafar a nossa capital”, comentou. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (2), durante a apresentação da mensagem do governador à Assembleia Legislativa.
Além dessa obra e da construção de mais quatro estações do metrô, o governador Rui Costa apresentou um conjunto de obras de infraestrutura por todo o estado. Ele destacou a implantação da ligação da Baía de Todos os Santos ao Oceano Atlântico, através da construção de dois corredores viários: a Linha Vermelha (Pinto de Aguiar – Lobato) e Linha Azul (Orlando Gomes – 29 de março – Paripe) e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Entre os benefícios enumerados pelas obras de infraestrutura, ele destacou a revitalização da Baía de Todos os Santos. A área receberá o VLT, construído com recursos privados, ligando Paripe ao Comércio. A obra custará cerca de 1,5 bilhão de reais. “Estamos materializando com recursos da iniciativa privada. E posteriormente haverá um processo de licitação de um túnel, que ligará o VLT, o Subúrbio, até a Estação da Lapa”.
A obra do VLT, segundo o governador, irá dar uma nova dimensão turística e econômica a Baía de Todos os Santos. “Os muros que hoje segregam o subúrbio irão sair, liberando a vista e abrindo a possibilidade de muitos investimentos, como hoteis, restaurantes, beneficiando baianos e turistas”.
Para Rui, Salvador está na contramão do mundo, onde áreas de baías são consideradas nobres e representam grandes potenciais de atração de investimentos. “O que eu estou fazendo é abrir áreas que são singulares no mundo. Não existe no mundo uma baía com a temperatura da água, com essa beleza extraordinária que esteja tão esquecida e abandonada como a nossa”.
Para a capital ele ainda destacou os projetos de recuperação de encostas e de recuperação das ruas do Centro Antigo. “A nossa capital não pode ser apartada e segregada por causa de uma disputa política mesquinha”. Rui Costa defendeu a vocação turística e de serviços de Salvador.
Fiol
Rui ainda anunciou que uma empresa chinesa está interessada na concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e que a licitação da concessão da ferrovia sai até junho. O governo do estado está em negociações finais com o governo federal para a liberação de verbas. A ferrovia está com 70% das obras concluídas no trecho até Caetité.
O governador ainda revelou ter assinado um protocolo de intenções com a empresa, em que foi acordada a construção do trecho que vai até o Rio São Francisco. Ele se comprometeu que se o governo federal não liberar verbas segundo trecho, o governo do estado assumirá os custos da obra. “Não há como levar emprego, desenvolvimento e renda para a população do interior sem logística e infraestrutura”.
Ponte Salvador-Itaparica
O governador revelou que a companhia chinesa CRBC está interessada na concessão da obras na ponte Salvador- Itaparica. A empresa já assinou um protocolo de intenções para ter acesso ao projeto da infraestrutura e arquitetônica para fazer as mudanças necessárias. O prazo para devolução do projeto ao estado é de seis meses.
Segundo o governador, está incluída também no projeto uma obra que vai dar acesso da BR-242 para a cabeça do ponte em Itaparica, a duplicação da pista até a BR-116. “O projeto encurta o caminho não só para Itaparica, mas no baixo sul, Sudoeste, Oeste e Chapada”, concluiu.