O presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), lamentou o falecimento do escritor, educador e ex-diretor-geral de A Tarde Edivaldo Boaventura, nesta madrugada. “O professor Edivaldo Boaventura foi um educador nato e um intelectual atuante que enriqueceu as culturas baiana e brasileira. Ele dedicou boa parte de sua vida pública à formação de jovens, ajudando, por meio da educação, na transformação do nosso país para melhor”, afirmou o presidente do Legislativo de Salvador.
Leo Prates lembra que o professor Edivaldo Boaventura foi presidente do Conselho de Educação da Bahia, entre 1976 e 1978, e secretário de Educação e Cultura da Bahia, por duas vezes (1970-1971 e 1983-1987), quando criou a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), exercendo o cargo de reitor.
“É uma perda irreparável. Deixo o meu pesar aos familiares e amigos do professor Edivaldo Boaventura, dividindo com todos este momento de profunda dor”, lamentou Leo Prates.
Perfil biográfico
Edivaldo Boaventura nasceu em Feira de Santana, em 10 de dezembro de 1933. Sua vida pública foi brilhante, atuando como diretor-geral do jornal A TARDE. Formou-se em Direito, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), e em Ciências Sociais.
Iniciou a carreira docente na Escola de Administração da Ufba, em 1962. Em 1968, passou a atuar na área da Educação. Como adjunto, implantou a Assessoria de Planejamento e participou da reforma universitária. Em 1971, alcançou o último cargo da carreira acadêmica com o concurso para professor titular da Faculdade de Educação da Ufba.
Coordenou o Mestrado e implantou o Doutorado em Educação, pertenceu ao Conselho de Coordenação, presidiu a Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa.
Como escritor, foi membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, da Academia de Letras de Feira de Santana, da Academia Brasileira de Educação, Academia Portuguesa de História.
Também foi sócio dos institutos Histórico e Geográfico Brasileiro, Geográfico e Histórico da Bahia e de Geografia e História Militar do Brasil.
Pertenceu à Ordem e Instituto dos Advogados da Bahia, à Associação Nacional de Política e Administração de Educação (Anpae), Associação Nacional e Pós-Graduação em Educação (ANPED), Phi Delta Kappa, Alummi Fellow Ward 1989, Penn State University, Pen Clube do Brasil.