A Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (11), na Cidade Baixa, também terá ações especiais nas áreas de limpeza e assistência social ao longo do cortejo. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) atuará a partir das 16h, com um efetivo de 559 agentes de limpeza e 65 equipamentos escalados para atuar com os serviços de varrição, coleta e lavagem de vias, desde o Comércio até o Bonfim.
A Limpurb também programou a instalação de cerca de 470 banheiros químicos em todo o circuito e ruas adjacentes, como no Largo da Calçada, Largo dos Mares, na Praça Irmã Dulce, Baixa do Bonfim e Praça Teodosio Rodrigo de Faria.
Já o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes de Lazer (Sempre), reforçará o monitoramento no trajeto do cortejo. A ação contará com quatro equipes, formadas por técnicos de referência e educadores sociais.
Os profissionais realizarão abordagem, escuta social, cadastro e busca ativa para identificar a incidência de violações de direitos contra a população adulta e infanto-juvenil. Haverá especial atenção para as ocorrências envolvendo crianças e adolescentes exercendo trabalho infantil, além de exploração sexual, entre outras violências, e oferecer os serviços socioassistenciais disponibilizados pelo município para auxiliar na superação de vulnerabilidades.