O vice-governador João Leão (PP), secretário do Planejamento da Bahia, deve anunciar nas próximas 72 horas o rompimento com a liderança do governador Rui Costa (PT) e aliança com o adversário, objetivando disputar as Eleições Majoritárias de 2022.
Segundo a fonte, João Leão, adversário histórico do carlismo, vai formalizar uma aliança com o magalhismo declarando apoio à ACM Neto (União Brasil, UB) para governador da Bahia e lançando pré-candidatura majoritária ao Senado Federal, na chapa de oposição ao governo do qual faz parte há cerca de 16 anos.
Caso confirme a candidatura ao Senado, João Leão vai enfrentar o antigo aliado senador Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição na chapa liderada pelo PT da Bahia.
Na sexta-feira (11), o PT da Bahia aclamou Jerônimo Rodrigues como pré-candidato ao governo do estado. O político é secretário estadual da Educação e possui carreira vinculada a academia, como professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e participação em movimentos sociais, organização política intrapartidária e gestão em cargos públicos no governo federal, Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e nos governos estaduais de Jaques Wagner e Rui Costa.