Apolêmica envolvendo a obra da Ponte Salvador-Itaparica continua. Após a declaração do prefeito ACM Neto que o Governo do Estado não iria passar por cima da prefeitura para construir o equipamento sem antes debater com o Executivo municipal, o vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), rebateu.
“Ninguém quer passar por cima de ninguém. A gente tem tempo ainda de discutir. Se não tiver acordo, vamos para o próximo prefeito. Se ele [ACM Neto] quiser sentar, terei muito prazer em fazer explanação. Não terá impacto nenhum em salvador. Quando o governo construiu a Via Expressa, já foi baseado na ponte”, disse Leão, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. Ainda segundo Leão, a Ponte “vai melhorar o fluxo em Salvador”, já que “direciona o fluxo de veículos para a BR-324”, próximo à Via Expressa.
O aviso de licitação da Ponte Salvador-Itaparica foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18). A obra será executada por sistema de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão patrocinada.
Nesta quinta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, também afirmou que não houve debate com os vereadores de Salvador e disse que vai convidar João Leão para detalhar o projeto na CMS.
O leilão da obra será feito até o final de novembro na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. A ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km de extensão e integrará o Sistema Viário do Oeste (SVO). De acordo com o governo, o projeto beneficiará 10 milhões de pessoas, que vivem em cerca de 250 municípios da Bahia.
Fontes: Bocãonews