Em visita ao estado da Bahia para acompanhar as atividades da seleção peruana que jogará contra a seleção do Uruguai pela Copa América na Arena Fonte Nova, neste sábado, 29, o embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez Verdeguer se reuniu como vice governador, João Leão, nesta sexta-feira, 28 no gabinete da vice-governadoria.
“O governo da Bahia trabalha constantemente para desenvolver ações de investimentos através das diversas obras realizadas por todo estado. Avançamos na saúde com a construção de várias policlínicas no interior do estado, melhoramos nossa malha viária, ajudamos na construção dos planos diretores dos municípios, isso é preparar a Bahia para receber investimentos. Com a finalização da Ferrovia Oeste Leste, ficaremos bem perto do Peru podendo assim ampliar nossas atividades econômicas” disse Leão.
Na Bahia o grupo peruano São Miguel instalou uma indústria de bebidas não alcoólicas no município de Alagoinhas. Com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões de reais, a empresa implantou a maior unidade fora do território peruano, e a mais moderna da região nordeste, iniciando as atividades com capacidade para produzir 15 milhões de litros ao mês de bebidas não alcoólicas e uma linha integrada para produtos de PET. Gerando aproximadamente 240 empregos diretos e 400 empregos indiretos.
Na ocasião o Embaixador agradeceu a hospitalidade do povo baiano com os cidadãos peruanos e também manifestou interesse em ampliar as atividades econômicas entre a Bahia e o Peru. O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Peru. EM 2018 o intercâmbio comercial entre os dois países movimentou U$ 3,97 bilhões de dólares.
“O povo peruano tem um encanto pelo turismo da Bahia. E vamos trabalhar para fortalecer ainda mais nossos laços para impulsionar a vinda do nosso povo para Bahia e levarmos mais baianos para visitar nosso país. Como disse o vice governador Leão, a ferrovia pode encurtar nossas distâncias e potencializar nosso comercio. Vamos trabalhar para realizar esta obra” disse o embaixador Javier.