Nesta sexta-feira (27), das 9h às 17h, será realizado o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB). O evento é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), unidade vinculada à Secretaria da Cultura da Bahia (Secult-BA), e da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN) do Conselho Estadual de Cultura (CEC).
O I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias busca viabilizar o debate coletivo acerca da política do Patrimônio Cultural em articulação com as diferentes esferas de representação, além de fazer um debate sobre a proteção dos bens culturais intangíveis que se relacionam à identidade e à ação de grupos sociais.
O evento ainda abordará sobre a política de salvaguarda, enquanto medida que visa garantir o fomento dos Bens Culturais de Natureza Imaterial, que consistem nas criações culturais de caráter dinâmico, fundadas na tradição e manifestadas por indivíduos como expressão de sua memória, identidade cultural e social, sendo transmitido de geração em geração.
Confira a programação completa
09h credenciamento
Coffee-break
10h
Abertura
•Manifestação Cultural
•Mesa institucional
10:30h
Palestra Magna
Reconstruindo Memórias sob a perspectiva do Patrimônio Cultural, com Dra. Rita de Cássia Dias (UFRB) e Nide Nobre,
Mestre em Sociologia
12h Intervalo para Almoço
13:00h Oficialização da Patrimonialização do Caruru de São Cosme e São Damião.
13:30h Manifestação Cultural
14h
Mesa 1
Educação patrimonial
“Memória, Identidade e tradições sob a perspectiva do Patrimônio Cultural”.
15h
Mesa 2
Direito à Memória na perspectiva da legislação de Patrimônio Cultural.
16h
Entrega das homenagens aos Mestres e Mestras de Cultura Popular.
Fonte: Ascom/Ipac