A Guarda Civil Municipal (GCM) vem promovendo, durante o Festival Virada Salvador, uma série de ações voltadas para o bem-estar das equipes que atuam na segurança do evento.
A iniciativa, promovida pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), foi batizada de “Festival da Virada: Cuidando de Quem Cuida” e trouxe para a Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, massagem expressa, ginástica laboral, suporte psicossocial, jogos recreativos, além de lanches diários e primeiros socorros.
Na terça-feira (31), a Gedhu oferecerá uma ceia coletiva, promovendo um momento de confraternização entre os profissionais de serviço.
Gerente de Desenvolvimento Humano, Laís Cunha conta que o setor não mede esforços para promover ações voltadas para o bem-estar físico e mental dos servidores, tendo em vista que eles desempenham atividades importantes para a segurança do evento.
“O cuidado com a saúde física e mental dos nossos servidores é uma pauta importante. Fazemos questão de ofertar serviços convencionais e trazemos para esses grandes eventos, pois precisamos cuidar de quem cuida, para que eles possam desempenhar da melhor forma as suas atividades”.
As atividades, acrescenta, promovem um relaxamento, apoio psicossocial para alguma demanda emocional que venha ocorrer. “Temos os Jogos Recreativos, que é o momento de pausa para gerar aquela interação, aquela parte lúdica, uma forma de lazer. E, além disso, tem a nossa grande confraternização que a gente faz no dia 31, na virada do ano. É uma forma mesmo de celebrarmos juntos”, finalizou Laís.
O inspetor geral da GCM, Marcelo Silva, reforça que a Gedhu, que tem em sua estrutura o Centro de Valorização cuidando dessas questões, traz um momento de “descompressão” aos agentes.
“Um local para descansar, uma água gelada, um lanche, a equipe da massoterapia diminuindo as pressões do trabalho fardado, do sobrepeso e material utilizados em operação. Isso demonstra o cuidado que a Guarda Municipal tem com os seus agentes, ajudando também na saúde. Isso reflete diretamente na prestação de serviço, porque se ele sai daqui no nível de estresse controlado, tranquilo, ele vai prestar um melhor serviço, vai estar mais atento ao trabalho”.
Atividades – Aproveitando a pausa, o GCM Claudino Deodato, lotado no Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa), tirou um momento para lanchar antes de retornar às rondas.
“Sou guarda há 16 anos e atuo em grandes eventos desde 2014. Acho esse momento aqui fundamental para nós, porque saímos de um momento de estresse que é trabalhando dentro do evento. Na nossa base, nós temos aquele momento de descontração. Além disso, temos um lanche, que nos ajuda a nutrir, para nos fortalecer, para que a gente possa estar trabalhando tranquilamente. São oito horas de trabalho por dia, com descansos de 40 minutos”.
O GCM Jailton Oliveira aproveitou para relaxar com a massoterapia. “Eu acho isso aqui maravilhoso, é meu momento de dar uma relaxada. São muitas horas em pé. Todo dia eu passo por esse momento de relaxamento, esse descanso. Alivia muito a dor”.
Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS