Iniciou nesta terça-feira (23) um importante treinamento teórico sobre o uso e manuseio de equipamentos de Medição de Vazão de água em rios, utilizando o Método Acústico (Flow Tracker e M9). A aula teórica voltada para servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) acontece na sala de treinamento da Universidade Corporativa da Secretaria de Planejamento (UCS/Seplan), em Salvador. Este treinamento é promovido pela Diretoria de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (Diram).
Na abertura do encontro, Ailton dos Santos, coordenador de Monitoramento de Recursos Ambientais e Hídricos (Comon), destacou a importância do treinamento em medição de vazão utilizando métodos acústicos, uma tecnologia inovadora empregada pelo Inema desde 2016 para fazer a medição quantitativa dos corpos d’água, por meio da participação do Inema no Programa Qualiágua, da Agência Nacional de Águas de Saneamento básico – ANA.
“Nós temos uma rede de monitoramento fluviométrico, onde o Inema regularmente faz a medição da vazão de rios da Bahia. E pelo programa Qualiágua, há uma exigência da ANA que, além de você fazer monitoramento qualitativo, coletando amostras da água, encaminhamos ainda para o laboratório e essas amostras são analisadas semanalmente. Com isso, a gente vai saber a constituição, a composição dessa amostra da água do rio, se está normal, se está poluída, se está alto, se está baixo, porque o monitoramento da qualidade das águas superficiais tem esse objetivo”, explicou o coordenador.
Ele complementa ainda informando que “paulatinamente, além do monitoramento da qualidade, o Inema também realiza o monitoramento da quantidade, para a gente saber, por exemplo, se o rio está com uma boa vazão, se o rio está secando, digamos assim, ou se ele está com o volume fluindo maior do que o normal”.
A capacitação, que se estende até o dia 25 de julho, inclui também aulas práticas nos municípios de Entre Rios e Mata de São João, nos dias 24 e 25, respectivamente. O objetivo principal é atualizar e uniformizar o conhecimento e a prática dos servidores do Inema em medição de vazão com equipamentos acústicos, contribuindo para a execução eficiente do Programa Qualiágua 2.
O Programa Qualiágua visa fortalecer e estruturar os órgãos gestores de recursos hídricos para que realizem o monitoramento sistemático da qualidade das águas, deem publicidade aos dados e gerem informações sobre a qualidade das águas. A iniciativa também busca aumentar a capacidade de resposta em situações de crise hídrica relacionadas à qualidade das águas, motivadas pela ação humana ou natural.
Fonte: Ascom/Inema