Dando seguimento à elaboração do Plano de Recursos Hídricos e da Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água das bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em conjunto com a Profill, empresa contratada para realizar os estudos, e o Comitê das Bacias Hidrográficas da região, promove quatro Oficinas de Diagnóstico Participativo.
As oficinas irão discutir temas para a gestão de recursos hídricos e estabelecer diálogo com a sociedade, os usuários e o poder público sobre os problemas, conflitos e potencialidades relacionados às águas superficiais e subterrâneas da região. Os encontros estão agendados para os dias 5, 7, 10 e 12 de junho, nas cidades de Alagoinhas, Serrinha, Amélia Rodrigues e Camaçari, respectivamente.
Os Planos de Recursos Hídricos são instrumentos de planejamento que orientam a sociedade e os tomadores de decisão para a recuperação, proteção e conservação dos recursos hídricos das bacias ou regiões hidrográficas correspondentes. Esses planos têm horizonte de longo prazo e devem ser acompanhados por revisões e atualizações periódicas.
O Recôncavo Norte e Inhambupe é uma das bacias mais importantes para o estado, situada em uma região densamente povoada e com uma significativa atividade econômica. Compreende uma área vital para o abastecimento de água, a irrigação agrícola e a conservação da biodiversidade, além de ser essencial para a manutenção dos ecossistemas aquáticos locais.
Fonte: Ascom/Inema