Inaugurada em dezembro do ano passado, a Unidade de Saúde da Família (USF) Deputado Luiz Braga, localizada na Rua Alto do Mar, no bairro de Pirajá, em Salvador, está sem médicos. A denúncia foi feita ao BNews pelo Conselho Municipal de Saúde de Salvador, Fabio Ferreira.
“A gente soube que eles pediram demissão. Em visitas a algumas unidades de saúde, nós recebemos muitas reclamações de pacientes, uma das maiores queixas é a falta de médicos clínicos. Em contato com a direção da unidade, fomos informados que os médicos que atendiam na unidade pediram demissão, não sabemos de fato o motivo, até porque estamos aguardando um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde”, disse para reportagem.
Ainda de acordo com Fábio Ferreira, pacientes da unidade de saúde também reclamaram que faltam funcionários para fazer as marcações de consultas informatizadas. Ele acrescenta que “outras unidades do município passam pelo mesmo problema, como a Unidade de Saúde da Santa Mônica e do recanto da lagoa”.
Procurada, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que os médicos pediram desligamento de suas funções. Ainda de acordo com a pasta, “todos os demais serviços funcionam na unidade como vacinação, curativos, atendimento odontológico, planejamento família, teste do pezinho e dispensação de remédios, dentre outros. Para atendimento médico, os pacientes são orientados a buscar outras unidades de saúde na região”.
A SMS acrescenta também que “a gestão está empenhada na contratação de novos profissionais e entre as medidas adotadas está o lançamento de um concurso público no dia 29 de março prevendo 40 vagas para médicos”.