Desta sexta-feira (24) até domingo (26), o Hub Salvador, equipamento da Prefeitura localizado no Comércio, será palco de um importante evento para o ecossistema de inovação e tecnologia da capital baiana, o Hackathon: Tecnologia que Transforma. Organizado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi) com a coordenação da Softex Nacional, o evento busca fomentar soluções inovadoras a partir da colaboração entre equipes multidisciplinares.
O Hackathon é voltado para os alunos do Programa de Capacitação – Residência em Software: Bahia + Tecnologia + Empreendedorismo, e vai criar um ambiente propício para cerca de 200 alunos que ao longo dos últimos seis meses desenvolveram soluções tecnológicas para problemas específicos de diferentes áreas. São esperados cerca de 250 participantes, como empresários, agentes de inovação, coordenadores, ouvintes e palestrantes.
O evento marca o fechamento da Fase 1 – Capacitação Tecnológica, do programa de residência, dando destaque as 20 melhores soluções construídas nesta fase, com o objetivo de promover a competitividade criativa dos residentes. Na Fase 2, inicia-se o período Imersão Tecnológica, onde serão desenvolvidas soluções para os desafios mapeados junto a empresas parceiras.
Propósito – O Hackathon: Tecnologia que Transforma vai além de uma simples competição. Ele busca criar um ecossistema de inovação e colaboração, onde soluções tecnológicas não só atendem às demandas do mercado, mas também geram impacto social e ambiental. Ao final do evento, espera-se que os participantes estejam mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da inovação, além de levar soluções criativas para a sociedade, com potencial para transformar realidades e gerar novos negócios.
“Esse tipo de evento demonstra o esforço da Prefeitura de Salvador em realizar a transformação da cidade, tornando a capital baiana uma referência no ecossistema de inovação”, afirmou o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo. A Semit é responsável pelo acompanhamento da gestão do Hub Salvador.
Programação – A abertura do Hackathon acontecerá no dia 24 de janeiro, com uma cerimônia oficial que contará com a presença de importantes lideranças do setor. O diretor de Inovação do Município, Luiz Gaban, vai representar o titular da Semit, Samuel Araújo. Entre os palestrantes confirmados, destacam-se Hamilton Mendes, Diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do MCTI, e José Alfredo Souza, Diretor Executivo do CEPEDI. O evento também contará com uma dinâmica de quebra-gelo, onde os participantes poderão interagir de forma descontraída, explorando temas relacionados à tecnologia.
O primeiro dia será marcado ainda por uma palestra inspiradora com Marcos Bregantin, Consultor para Desenvolvimento e Gestão de Negócios e Inovação do CEPEDI, sobre o tema “Inovação e Tecnologia: Construindo o Futuro Hoje”. Outra palestra relevante será a de André Santos, especialista em P&D, Inovação e Empreendedorismo, que falará sobre “Networking com Propósito: Transforme Contatos em Oportunidades”.
O sábado, dia 25, será dedicado à imersão, mentorias e desenvolvimento. Durante o dia, os participantes terão acesso a sessões temáticas de mentoria em áreas como Pitch, Modelagem de Negócios, Marketing e Desenvolvimento de Produto, ministradas por especialistas como Marcos Bregantin, Magda Andrade e André Luiz Dias Souza. As sessões têm o objetivo de capacitar os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos de forma prática no desenvolvimento de seus projetos.
No último dia do evento, 26 de janeiro, os participantes serão desafiados em uma avaliação de Pitch, seguida por sessões de Speed Dating, onde terão a oportunidade de receber feedback direto de um painel de avaliadores especializados. A manhã também contará com uma palestra motivacional de Cáren Cruz, CEO da Pittaco Consultoria, que vai compartilhar sua trajetória empreendedora e como a tecnologia pode transformar o mercado corporativo, especialmente para pessoas negras.