Em nove meses de operação, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia já ultrapassou a marca de 5 mil cirurgias realizadas. Durante este período, a unidade, que é 100% SUS e atende exclusivamente via central de regulação do Estado, conseguiu gerar um impacto positivo na saúde da Bahia, com uma média de 35 cirurgias diárias. Desde março, já foram feitos mais de 74 mil atendimentos, 70 mil consultas e 41 mil exames de imagem.
Ao longo do ano, diversos mutirões de cirurgias como de joelho e de coluna beneficiaram centenas de pacientes, adultos e crianças, que vieram de todas as regiões do Estado para serem atendidos na unidade. Em um único final de semana, por exemplo, uma equipe de médicos especialistas realizou sete cirurgias de alta complexidade para o tratamento da escoliose – uma condição que provoca uma curvatura anormal da coluna vertebral. “São poucos os hospitais que oferecem esse serviço pelo SUS, nesse volume e com um resultado de excelência”, revela o diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, Roger Monteiro.
Parte fundamental da entrega de uma assistência de qualidade para o cuidado de casos mais simples até os mais complexos, é a capacitação de toda a equipe – prioridade do Ortopédico desde o início de sua operação. Não à toa, o hospital, que passou recentemente por uma inspeção da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), foi certificado, no último mês, como um centro de treinamento de profissionais qualificados.
“Essa certificação evidencia que o hospital possui a infraestrutura e a equipe técnica necessárias para atender os pacientes de forma qualificada e segura, além de consolidá-lo como um importante polo de formação de novos especialistas na área”, afirma Monteiro.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Fonte: Ascom/Sesab