O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) sediou, na quinta-feira (10), o III Simpósio de Cuidados Paliativos. Trata-se de uma iniciativa que visa promover o debate e a conscientização sobre a importância desse tipo de cuidado, especialmente em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado no segundo domingo de outubro.
O evento reuniu profissionais da saúde, estudantes e especialistas na área, que compartilharam conhecimentos e experiências sobre os desafios e avanços nos cuidados paliativos. Durante o simpósio, palestras e mesas-redondas abordaram temas como a humanização do atendimento, a gestão da dor, o suporte psicológico e o papel da família no processo de cuidados.
A fisioterapeuta da equipe de Cuidados Paliativos do HGRS, Jucilene Pitágora, destacou a importância da data: “o Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma oportunidade de lembrar que todos têm o direito de receber cuidados dignos e de qualidade, independentemente da fase da doença. É fundamental que profissionais e a sociedade se unam para garantir essa assistência”.
Ao final do simpósio, os organizadores reiteraram o compromisso do Hospital Geral Roberto Santos em continuar investindo em educação e formação na área de cuidados paliativos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes e oferecer suporte adequado às famílias.
O simpósio, conforme lembram os organizadores, é importante na luta pela valorização dos cuidados paliativos na saúde, contribuindo para um diálogo mais aberto e efetivo sobre a temática. Estava presente ao evento, também, a diretora da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado, Maria Alcina Romero.
Fonte: Ascom/HGRS