O Hospital do Subúrbio, em Salvador, está com 100% de leitos Covid-19 ocupados, tanto clínicos quanto de UTI, nesta quarta-feira (17) e a tendência, de acordo com a prefeitura, é de que outras unidades também atinjam a capacidade máxima.
Isso porque Salvador registrou 94 solicitações de regulação de pacientes para leitos Covid-19 nas últimas 24h e as UPAs da cidade estão sob pressão com uma alta demanda de pacientes com a infecção. Durante coletiva nesta quarta o prefeito da cidade, Bruno Reis (DEM), comparou que no momento mais grave da primeira onda de contaminações da doença o número máximo de pacientes em espera por regulação foi de 60.
A cidade começou o dia com ocupação média de UTIs em 74%.
No Hospital de Campanha do Itaigara os leitos clínicos estão 100% ocupados e os de UTI Adulto 85%. Mesmo índice encontrado no Hospital Municipal de Salvador. No Santa Clara a taxa é de 75% e no Sagrada Família 87%.
O agravamento da pandemia em Salvador e a preocupação da gestão municipal com os índices e os efeitos disso foram tema de discurso e alertas do prefeito hoje. Ele reconheceu que Salvador não está “livre de decretar lockdown”. De acordo com o gestor, os índices da pandemia, e principalmente os do sistema de Saúde, serão observados e até a sexta-feira (19) a prefeitura vai definir novas medidas de isolamento.
Por Jade Coelho