O deputado Hilton Coelho (Psol) indicou ao governador Rui Costa a necessidade da instalação de equipamentos de segurança, como guardrail, na pista de ciclismo situada entre Poções e o distrito de Morrinhos, construída por ocasião da reforma da BA-262. O legislador justifica que a obra será determinante para evitar atropelamentos de ciclistas por automóveis que utilizem a rodovia.
“Caso haja uma necessidade de algum veículo automotor sair da pista para evitar uma colisão, usará a ciclovia como escape e poderá causar um acidente fatal, atropelando eventual ciclista”, alerta. Segundo Hilton, a indicação feita ao chefe do Executivo estadual é resultado de um pleito dos moradores da região para a realização, em caráter de urgência, do serviço solicitado. Ainda de acordo com o deputado, em 2018 foram entregues obras de melhorias na rodovia pelo Governo do Estado, inclusive com a construção de uma ciclovia com 5,2 km, ligando Poções ao distrito de Morrinhos.
Entretanto, a importante via de circulação para bicicletas não foi dotada da segurança necessária para segmentá-la do tráfego da via principal. Conforme revelou um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), nos últimos 10 anos, mais de 13 mil ciclistas morreram no Brasil. Deste total, 60% foram em decorrência de atropelamento. Além disso, o estudo mostrou que, por ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem gasto algo em torno de R$ 15 milhões para tratar de traumas da colisão envolvendo bicicletas. Os números reforçam a necessidade de um maior cuidado e segurança nas ciclovias.
‘A favela desceu em peso para caminhar com o prefeito Bruno Reis até o Bonfim’, diz líder do PP na Câmara de Salvador
Foto: Divulgação O vereador George O Gordinho da Favela (PP) com populares na festa do Bonfim 16 de janeiro de...
Read more