Membro da Comissão de Educação da Câmara de Salvador e presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, o vereador Hilton Coelho (PSOL) considera preocupante o momento que o setor atravessa. Para ele, a sociedade precisa se unir em torno da defesa de um ensino público, gratuito, libertário e de qualidade.
Segundo Hilton, são dezenas de escolas ameaçadas de fechamento em Salvador. Dentre elas estão o Colégio Maria Odete e o Sete de Setembro, em Paripe; além do Felipe Busquet, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário.
Hilton Coelho lembra que após o processo eleitoral se acirrou o debate sobre a responsabilidade pelas escolas entre Estado e Município. “Defendemos e exigimos o direito de nossas crianças e adolescentes a escolas e ensino de qualidade. Esta disputa mesquinha deixa estudantes sem saber se terão vagas disponíveis, além de deixarem as escolas que já tinham afinidade e construíram relações de confiança com colegas e docentes”, observa.
O legislador lembra, ainda, que o fechamento das escolas submete educadoras e educadores a dificuldades. “Muitos deixarão de ensinar nas unidades que lecionam há anos. Terão sua rotina de trabalho alteradas e perdas salariais irreparáveis. Tanto ACM Neto quanto Rui Costa precisam olhar a educação como investimentos no futuro da nossa sociedade e não como custos e números a serem cortados”, afirma.