O destino Bahia estará no Guia Michelin, em 2025, publicação francesa considerada referência mundial para viajantes, que aborda gastronomia, meios de hospedagem e pontos turísticos. A jornalista parisiense Françoise Rault veio a Salvador para fazer o levantamento de informações e visitas guiadas por um historiador, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
“É um trabalho que pesquisa destinos turísticos. Então, eu tenho que visitar o local para ver diferentes museus e obter informações práticas sobre restaurantes, hotéis, bares, lugares onde se pode escutar música, ou seja, tudo o que um turista precisa para passar bons momentos na Bahia”, explicou Rault.
Na terça-feira (10), a jornalista conheceu o acervo artístico do Wish Hotel e visitou os museus de Arte da Bahia (MAB), de Arte Contemporânea (MAC) e da Misericórdia; e as igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, de São Francisco e Catedral Basílica; além de passear por ruas do Pelourinho. Na quarta (11), ela esteve na Igreja do Senhor Bonfim, Feira de São Joaquim e Mercado Modelo. Houve paradas para refeições em restaurantes de culinária baiana. Nesta semana, Rault ainda irá visitar Morro de São Paulo, na zona turística Costa do Dendê, destino que também irá constar no guia do próximo ano.
“A partir da iniciativa da Setur-BA, a ideia foi fazer um trabalho imersivo para contextualizar a jornalista, mostrando um pouco dos atrativos culturais, dos serviços existentes e dos encantos que a Bahia oferece ao turista, especialmente, através da história de Salvador e de seu povo”, explicou o historiador Rafael Dantas, que guiou a visitante.
Com distribuição na França e em países de língua francesa, o guia foi lançado, em 1900, por André Michelin, que deu nome à empresa que se tornaria uma multinacional na fabricação de pneus, com o objetivo de promover o turismo no mercado automobilístico.
Fonte: Ascom/Setur-BA