
Para garantir a segurança dos foliões e turistas que vão curtir os eventos de pré-Carnaval Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda-Feira e Pipoco, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), além do Santo Antônio Além do Carmo, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) montou uma operação especial para atuação na programação que antecede a festa. Serão mais de 580 guardas em ação, entre grupamentos e equipes de operações especiais.
Além disso, a operação de segurança contará com o reforço do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) e do Núcleo de Segurança para Autoridades, assim como as câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, que são espelhadas em tempo real na Central de Videomonitoramento da GCM.
A estratégia envolve ainda diversas ações de prevenção à violência, patrulhamento preventivo, proteção ao patrimônio público, identificação de crianças, catalogação de documentos perdidos, acolhimento a mulheres, idosos, adolescentes, membros da comunidade LGBTQIA+ ou qualquer outra vítima de algum abuso e violência durante a folia. Os agentes municipais também prestarão apoio a diversos órgãos municipais.
“Montamos um planejamento de segurança especial para os eventos de pré-Carnaval e outro ainda maior para o Carnaval, para prevenir e identificar possíveis ocorrências delituosas, além de garantir segurança e suporte a todas as pessoas que forem curtir a festa e a todos que estiverem trabalhando no evento. Nossas equipes estão prontas e totalmente preparadas para fazer o Carnaval mais seguro do planeta”, afirma o diretor de Segurança e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima.
Texto: Ascom/GCM