Foi realizado na tarde desta terça-feira (30), uma ação de conscientização sobre o Novembro Negro. A iniciativa, promovida pelo Núcleo Interno de Combate ao Racismo Institucional da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS), contou com uma palestra do Professor, Historiador, Pesquisador e GCM, Henrique Barbosa, além de palestra e apresentação artística de Jedjane Mirtes, Arte Educadora e Rainha do Malê de Balê 2014.
Na oportunidade, estiveram presentes a Secretária da Semur, Ivete Sacramento, a coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador, Oilda Rejane, representantes do Núcleo Interno de Combate ao Racismo institucional da GCMS: o presidente, GCM James Azevedo, e demais representantes do Núcleo, Roberto Filho, Joel Teodorio, Elma Santana e Carolina Santana, além de outros servidores da Guarda Civil.
“A Guarda Civil Municipal tem realizado diversas atividades para prevenir e combater o racismo institucional. Nossos agentes são constantemente orientados e informados sobre cuidados e a necessidade de atenção para evitar este tipo de prática e auxiliar no combate a qualquer tipo de ação que esteja ligada ao racismo, afinal, acredito que quando a instituição fala sobre a questão racial e outras formas de opressão, nossos agentes passam a entender como melhor atender a uma população que historicamente vem sendo invisibilizada e marginalizada socialmente”, detalhou o Presidente do Núcleo e Coordenador de Prevenção à Violência da Guarda Civil, James Azevedo.
As atividades na Guarda Civil são realizadas pelo Núcleo Interno, em conformidade com as orientações do Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador.