Um seminário com o tema ‘Desenvolvimento e Redução das Desigualdades: Desafios e Estratégias’ acontece na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, em Salvador. O evento faz parte das atividades da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorre até domingo (17), no mesmo bairro, e foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Casa Civil, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e participação de diversos órgãos.
“Hoje falaremos sobre como o Governo do Estado faz a confluência de um conjunto de políticas públicas para a superação da desigualdade e enfrentamento à pobreza. Esta atuação respeita a transversalidade nas várias áreas, como educação, saúde, inclusão da tecnologia, e também parcerias na pactuação federativa com os municípios e com o Governo Federal. É um momento importante para discutir esse assunto”, declarou a titular da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, que realizou a palestra de abertura do seminário.
Em seguida, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, apresentou a importância do trabalho do instituto para entendimento das questões socioeconômicas do país. “Essa oportunidade do diálogo faz parte do IBGE, que é o principal produtor de informações e dados sobre a realidade brasileira. Mas, também, o IBGE serve como um farol para avaliar a condução das políticas públicas, e a sua efetividade na realidade nacional”, explicou.
O evento contou também com a presença do titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e com a participação diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rafael Osório.
O superintendente de planejamento estratégico da Secretaria de Planejamento (Seplan), Ranieri Muricy, fez a mediação das discussões. “A Casa Civil está de parabéns em puxar um evento nesse momento com esse tema, que quer discutir as desigualdades e o desenvolvimento da Bahia, fenômenos que conhecemos historicamente e que em 16 anos de governo combatemos fortemente, mas ainda há trabalho a ser feito. Portanto, as discussões são muito importantes para que a gente se aproprie de mais conhecimento e mais críticas nessa direção. Coroar esse evento, na realização da 14ª Feira da Agricultura Familiar é um luxo, mostra que a gente está no caminho certo”, declarou.
Fotos: Matheus Landim/GOVBA