Soteropolitanos estão sendo beneficiados com serviços de saúde ofertados pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), durante a VIII Semana do Pobre, iniciativa do Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia. Os atendimentos da Feira Saúde Mais Perto estão sendo realizados em estruturas montadas na praça em frente à Igreja do Senhor do Bonfim, sempre a partir das 7h.
Desde o dia 18 até a próxima sexta-feira (22), a população tem acesso ao exame de mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos, mamas virgens, sem cirurgias, cicatrizes ou próteses) e ao tratamento odontológico. De segunda-feira até esta quarta-feira (20), foram ofertados ultrassonografia, eletrocardiograma e laboratório de coleta.
Nos dias 21 e 22, estarão disponíveis o exame preventivo, consultas com nutricionistas, além da possibilidade de emissão da carteira de identidade nacional no SAC Móvel. Somente nos dois primeiros dias desta edição da Feira Saúde Mais Perto, foram feitos cerca de 2 mil atendimentos. A expectativa é que até o final do evento esta marca ultrapasse 4 mil.
Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que acompanhou a ação nesta quarta-feira (20), esta iniciativa do Governo do Estado é fundamental, principalmente em municípios que têm carência na atenção básica. “Através da Feira Saúde Mais Perto, o Governo do Estado mostra, na prática, como democratizar a saúde e dar dignidade ao povo baiano. São serviços que chegam para quem mais precisa”, destacou.
Para ter acesso aos exames e consultas, é necessário apresentar RG, CPF e Cartão do SUS. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. Para os serviços do SAC Móvel, é obrigatório fazer o agendamento na sede da Devoção do Santuário do Senhor do Bonfim.
A Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Implementado pelo Governo do Estado em 2023, o projeto já ultrapassou 890 mil atendimentos em toda Bahia, sendo 554.481 apenas em 2024.
Fonte: Ascom/Saúde