Nesta terça-feira (1º), o Governo do Estado deu mais um passo significativo na modernização do sistema de saúde, com a inauguração da nova central estadual de laudos, localizada em Salvador. Fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre o Estado e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), essa iniciativa marca a continuidade do pioneirismo da Bahia como a primeira PPP de Diagnóstico por Imagem do Brasil. A cerimônia contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, do presidente da RBD, Stelliu Espinheira, da CEO do Grupo Aliança, Isabela Tanure, e da presidente da Philips do Brasil, Patrícia Frossard.
Com um investimento de R$ 5 milhões, a nova central estadual de laudos está equipada com tecnologia de ponta e representa um avanço significativo na capacidade de atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início da PPP, em 2015, mais de 3,3 milhões de exames foram realizados, abrangendo tomografias, mamografias, raios-X e ressonâncias magnéticas, distribuídos entre 12 unidades hospitalares. O novo espaço é capaz de entregar laudos de exames em até uma hora para casos emergenciais e até 48 horas para exames ambulatoriais.
Para a secretária da Saúde do Estado, a nova central de laudos é um marco da modernização do SUS na Bahia. “Estamos investindo em tecnologia e inovação para trazer mais agilidade, qualidade e eficiência ao atendimento à população. Além disso, estamos gerando empregos e qualificando profissionais, o que reforça o nosso compromisso com o bem-estar dos cidadãos”, afirma Roberta Santana.
A nova central, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, foi projetada para atender à crescente demanda do sistema de saúde. Com um Centro de Processamento de Dados (CPD) moderno, a unidade garante a segurança dos dados dos pacientes e a continuidade do serviço com eficiência. Esse é mais um exemplo de como a tecnologia está à serviço da saúde pública, proporcionando um atendimento mais rápido e preciso.
Stelliu Espinheira, presidente da RBD, destacou o impacto positivo da parceria: “Essa PPP integra o que há de melhor em tecnologia e gestão, garantindo diagnósticos mais rápidos e precisos. É uma verdadeira revolução no serviço público de saúde, e nosso objetivo é sempre entregar o melhor para os baianos”.
Isabela Tanure, CEO do Grupo Aliança e acionista da RBD, reforçou a importância da colaboração entre o setor privado e o público: “A RBD é um case diferenciado. É um projeto sustentável e você vê o impacto na vida de cada um. Meu sentimento é de orgulho por tudo que conquistamos e também de gratidão por participar dessa experiência. Com certeza terão outros projetos desse tipo no Brasil”.
Patrícia Frossard, presidente da Philips do Brasil, que também é acionista da RBD, enfatizou que o projeto é referência global: “É interessante ver como dá certo a união da visão pública, tecnologia e expertise da gestão. Nas respostas que são exigidas no dia a dia. Esse é um case de sucesso global e precisa ser replicado. Nas reuniões que fazemos na Holanda, o case da Philips Brasil é uma referência sempre mencionada”.
Além dos avanços tecnológicos, a PPP de Imagem já emprega diretamente 560 colaboradores nas unidades hospitalares da capital e do interior, incluindo cidades como Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista. A nova Central de Laudos fortalece essa rede, oferecendo um serviço de alta qualidade, que tem alcançado mais de 95% de satisfação entre os pacientes.
Com a nova estrutura, a Bahia reafirma sua liderança em inovação tecnológica no setor de saúde pública, oferecendo à população um atendimento ágil, eficiente e de qualidade, consolidando-se como um modelo para o Brasil.
Fonte: Ascom/Sesab