Uma missão do Banco Mundial foi concluída na terça-feira (3), na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), como parte da preparação para a contratação de um financiamento na modalidade denominada DPL (Development Policy Loan), que corresponde a uma cooperação para implementação de políticas de desenvolvimento no valor de US$ 200 milhões. A reunião de trabalho, dividida em duas etapas, contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra), Administração (Saeb), Fazenda (Sefaz) e Meio Ambiente (Sema).
O recurso deverá fortalecer os programas estruturantes do Governo da Bahia relativos ao desenvolvimento de infraestrutura logística, além de melhorar a mobilidade e o acesso a oportunidades, promover a transição ecológica inclusiva para o crescimento sustentável e o fortalecimento do planejamento e da gestão pública.
Segundo a superintendente de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento da Secretaria do Planejamento (Seplan), Luiza Amélia Mello, que coordena o processo de captação de recursos na gestão estadual, o financiamento na modalidade DPL é voltado para políticas de caráter transversal que serão monitoradas a partir da aprovação de instrumentos normativos. “O empréstimo pretendido não é de investimento em que se pode especificar as ações financiáveis a serem executadas, e sim de fortalecimento de políticas que o Estado divulga em seus instrumentos de planejamento”, explica.
A equipe do Banco Mundial, composta por Luis Andres, Aiga Stokenberga, Megan Meyer, Felipe Sgarbi, Jari Vayrynen, Luciano de Freitas e Taina Bittencourt, foi recepcionada pelo secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto. Também participaram do encontro, iniciado na segunda-feira (02), os gestores estaduais: Maria Amélia Amaral (Seinfra), Celso Rodrigues (Seinfra), Gilson Moraes (Seinfra), Margareth Gramacho (Saeb), Grace Gomes (Sedur), Ademar Freitas (Sedur), José Filardi (Sefaz), Amanda Lage (Sefaz), Maira Nieto (Sefaz), Roberto Fortuna (Sema), Ana Castelo Branco (Seplan) e Gabriela Bruni (Seplan).
Fonte: Ascom/Seplan