O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (07), a entrega de 51.121 mil máscaras de algodão e 880 litros de álcool gel para o município de Salvador. A entrega foi feita pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) para a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza (Sempre). A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).
O Governo do Estado vai enviar mais de 29.072 mil máscaras e mais 1.850 litros de álcool gel para os serviços localizados no interior do estado. Os produtos serão destinados para ações sociais, segundo a Superintendência de Assistência Social da SJDHDS. Entre os pontos para onde serão destinados estão os Centros Pop, que prestam atendimento e acompanhamento à população em situação de rua, e Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, Idosos, Adultos e Famílias.
O Governo do Estado também destinará parte dos materiais para as Casas Abrigo Regionais, que acolhem mulheres vítimas de violência em risco iminente de morte. Atualmente, por meio da SJDHDS em parceria com os municípios, existem unidades em Feira de Santana, Itabuna e Juazeiro.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, ressaltou a importância do trabalho articulado entre o governo e as prefeituras. “Nós temos mantido diálogo e atuado conjuntamente, tanto com a prefeitura de Salvador e outros municípios, também na questão da assistência social, que tem tido um papel importante neste momento tão sensível que a população mais vulnerável vive”, pontuou.
“A distribuição de máscaras e álcool gel para as pessoas em situação de vulnerabilidade social é uma ação que visa oferecer uma maior proteção para evitar a propagação do Coronavírus para esta parcela da população. Portanto, iniciamos por Salvador e outros municípios serão contemplados com a entrega dos mesmos itens”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
“Todo nosso esforço, conjunto, é para achatarmos ao máximo o índice de contágio no estado. Todo esse importante trabalho dará o resultado que almejamos: livrar a Bahia dessa pandemia o mais breve possível”, diz o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.