Com a alta de casos de Covid voltando a ameaçar o Brasil, o Governo da Bahia já estuda voltar a recomendar o uso de máscaras em todo o estado. A informação foi apurada pelo BNews com fontes da gestão.
Uma decisão pode ser anunciada até o final da semana pelo governo de Rui Costa (PT). A volta da recomendação, contudo, deverá ser opcional – assim como está sendo feita em outros estados. A volta do isolamento social, por enquanto, ainda não está no radar.
No feriadão, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar as máscaras após a circulação da sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron. Orientação do Governo Bolsonaro é voltada especialmente para idosos e pessoas em grupos de risco.
Em Salvador, as UPAs já estão apresentando superlotação com sintomas da doença. No inicio do mês a cidade tinha 1.078 casos e na última apuração registrou 1.118 casos ativos.
Entre os dias 6 e 11 de novembro, no Brasil foram notificados 57.825 casos e 314 mortes. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
BNews/Paulo M. Azevedo