Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, o Governo do Estado da Bahia participou, nesta quarta-feira (5), em Brasília, de assinatura do Decreto que institui a implementação de um monumento natural das cavernas no município de São Desidério, no Oeste baiano. A proposta visa a criação de uma Unidade de Conservação (UC), com área de 16 mil hectares.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, a proposta da implementação foi levantada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que realizou uma expedição para identificar a potencialidade e a necessidade de criação de uma UC, com o fim de garantir a preservação do patrimônio espeleológico daquela região.
“O objetivo é criar um Monumento Natural, que é um tipo de unidade de conservação que visa proteger e preservar as Cavidades Naturais da região. Como é uma área que já possui sítios arqueológicos importantes, mais de 200 cavernas já registradas e potencial de novas, então a proposta foi aprovada e estamos aqui hoje para a assinatura do decreto, reforçando o compromisso do Governo Federal e o apoio da gestão do nosso governador Jerônimo Rodrigues nessa missão de fortalecer as nossas políticas públicas ambientais e promover um meio ambiente ecologicamente sustentável para o povo baiano”, afirmou o secretário Eduardo, que acompanha a comitiva do governador em Brasília.
O anúncio oficial da criação da UC será realizado nessa quinta-feira (06), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, em São Desidério. Outras ações e iniciativas também serão apresentadas pelo governador Jerônimo Rodrigues durante o evento, confira abaixo:
Requalificação do Parque Metropolitano de Pituaçu: investimento de R$25 milhões para projetos e obras de requalificação urbanística em Salvador.
Prêmio Bahia Sustentável: lançamento da 2ª edição do prêmio para projetos de restauração de áreas degradadas, combate à desertificação e mitigação das mudanças climáticas.
Consulta Pública do Plano Estadual de Meio Ambiente (PEMA): abertura de uma consulta pública digital por 45 dias para colher contribuições para o PEMA.
Programa Agente Jovem Ambiental (AJA): proposta de criação de um programa para capacitar jovens em soluções sustentáveis e inovadoras.
Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Cerrado): implementação de um CETAS em Barreiras com investimento de R$7 milhões para atender demandas de animais silvestres.
Caravana Bahia Sem Fogo: encerramento da 2ª etapa da caravana com apresentação de resultados e plano de ações para 2024.
Entrega de Materiais e Equipamentos: distribuição de materiais e equipamentos ao Corpo de Bombeiros para operações de prevenção a incêndios florestais na região Oeste.
Fonte: Ascom/Sema