Oprefeito ACM Neto (DEM) pode sair candidato a vereador em 2020? Na visão do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), sim. O edil voltou a tocar no assunto na sessão ordinária desta quarta-feira (23).
O novo convite foi feito após um discurso do vereador Sérgio Nogueira (PSDB), que classificou Neto como o “melhor político do Brasil”. Geraldo emendou: “[Será o melhor] Ainda mais se o prefeito aceitar o meu convite de ser candidato a vereador nas próximas eleições, de 2020”.
Na última segunda-feira (23), na festa de aniversário de 50 anos do jornal Tribuna da Bahia, Geraldo revelou que sugeriu ao próprio prefeito a candidatura a vereador para ajudar na formação de uma grande bancada para o DEM na Casa legislativa. O vereador disse que tratou do assunto com o gestor durante a viagem na Europa, na semana anterior, quando ambos foram acompanhar a canonização de Santa Dulce dos Pobres.
“Tenho feito um juízo de convencimento a ACM Neto pra ele entregar o mandato de prefeito 6 meses antes e se lançar candidato a vereador da cidade do Salvador e fazer uma grande bancada na Câmara Municipal de Salvador. Tenho estabelecido essa conversa com ele, conversamos muito isso em Compenhague e em Roma. Neto pode vir candidato a vereador na cidade do Salvador nas próximas eleições pelo DEM”, disse, na ocasião. Pelos cálculos dele, o prefeito poderia puxar até 150 mil votos para o DEM. Se isso acontecesse, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) assumiria o mandato e seria o candidato natural na chapa majoritária.
Geraldo, em tese, é da base do prefeito ACM Neto. O edil, no entanto, desde que assumiu a Presidência, tem adotado uma postura de independência da Câmara em relação a Prefeitura de Salvador e frequentemente contraria interesses da gestão municipal. Ele também é pré-candidato a prefeitura em 2020.