Detido no início da manhã desta sexta-feira (8/9), em Salvador, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) desembarcou em Brasília às 16h.
Ele foi transferido pela Polícia Federal em um jatinho, que saiu da Bahia por volta das 13h40, e vai inicialmente à sede da Superintendência da PF na capital federal. Em seguida, o peemedebista deve ser encaminhado ao presídio da Papuda, no Distrito Federal.
Além do ex-ministro, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz, também foi preso preventivamente. Ele é suspeito de auxiliar na destinação e acomodação das malas de dinheiro. Impressões digitais dos dois foram encontradas no apartamento onde estavam guardados os R$ 51 milhões, na capital baiana.
A Justiça Federal determinou o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva – Geddel e Ferraz – e três de busca e apreensão. O pedido foi feito pela PF e endossado pela Procuradoria da República no Distrito Federal. Os crimes investigados são corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Aratuonline