O Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas industriais, comerciais e de Serviços (Funedic) investiu mais de R$ 114 milhões na requalificação de sete distritos em 2024, outros dois estão em fase de licitação. Os números foram apresentados na última reunião do ano do Conselho Deliberativo, formado pelas secretárias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Infraestrutura (Seinfra), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan). Além da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Fecomércio/Ba e duas organizações representativas dos empresários, a Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia) e o Polo Industrial de Camaçari (PIC).
A Bahia tem um total de 15 distritos: Alagoinhas, Barreiras, Cruz das Almas, Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Ilhéus, Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, PIC (Camaçari e Dias D´Ávila), CIA (Simões Filho e Candeias) e CIS (Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos).
De acordo com o secretário da SDE, Angelo Almeida, que preside o Conselho Deliberativo do Funedic, o objetivo dos entes que se reúnem é promover mais desenvolvimento e oportunidades para fortalecer a economia do estado. “Os recursos investidos nos distritos reforçam o compromisso com a modernização da infraestrutura industrial, promovendo mais competitividade para as empresas, atraindo novos negócios e gerando emprego e renda para os baianos”, afirma.
“A reunião trouxe para a gente uma visão plena e de grandeza do trabalho que a SDE vem desenvolvendo. São R$ 114 milhões que foram investidos nas ações de obras e isso mostra o avanço que temos tido. Lógico que temos que fazer mais, entretanto já temos um excelente avanço nas recuperações dos nossos distritos e esperamos que eles voltem a ter todo o ímpeto que a gente deseja”, presidente do Fórum dos Distritos Industriais pela Fieb, Hilton Barbosa Lima.
O Funedic, que tem atual denominação de Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas industriais, comerciais e de Serviços, alterado pela lei nº 14.238, de 18 de dezembro de 2020, foi criado com o objetivo de implementar medidas para garantir a sustentabilidade econômica na gestão dos distritos industriais do Estado da Bahia, os quais se caracterizam como importante instrumento de desenvolvimento econômico local e regional, gerador de renda, emprego, receita fiscal e benefícios diversos.
Fonte: Ascom/SDE