Foi prorrogada a indicação de profissionais de reconhecida atuação na área da artes visuais para compor as comissões de seleção e premiação da 65ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, promovidos pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). A consulta pública segue aberta até domingo (9), através do site da www.fundacaocultural.ba.gov.br.
Serão selecionadas cinco pessoas, no total, para compor comissões do certame, três delas integrarão a Comissão de Seleção, com a prerrogativa de serem do estado da Bahia; e duas farão parte da Comissão de Premiação, e podem ser de qualquer parte do país. Após a análise, a comissão será nomeada pela diretora-geral da Funceb, sendo a Comissão de Seleção composta por um servidor da Secult/Funceb, um indicado pelo Conselho de Cultura e três, oriundos da Bahia, provenientes de Consulta Pública. Já a Comissão de Premiação será composta por três integrantes de reconhecida atuação na área de Artes Visuais, sendo dois provenientes de Consulta Pública e um da Secult/Funceb.
A 65ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia está com inscrições abertas até 7 de julho, no site da Funceb. Serão selecionadas obras de 49 artistas ou grupos, sendo sete de cada um dos seis macroterritórios e sete de artistas da cidade de Salvador.
Para esta edição, serão concedidos 21 prêmios-aquisição para artistas ou grupos, sendo: três prêmios para cada um dos seis macroterritórios do estado da Bahia, e três prêmios provenientes da cidade de Salvador pertencente ao macroterritório 2, no valor de R$ 15 mil (cada), além de até três menções especiais em cada edição dos Salões por meio de certificação.
Os Salões de Artes Visuais da Bahia, criados em 1992, consolidaram-se como um dos principais instrumentos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do Estado da Bahia. A iniciativa em 2024 visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em artes visuais, divulgar e valorizar o trabalho de artistas também em início de carreira, além de estimular a reflexão sobre temas atuais da área.
Fonte: Ascom/Funceb