A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA), chegará a Ibirataia com o VII Seminário de Criação em Dança, promovido pela Coordenação de Dança/Dirart da Funceb. Na próxima semana, serão realizadas rodas de conversa, mostras artísticas e workshops para dançarinos, coreógrafos, estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas na linguagem artística.
Pessoas de toda a região podem se inscrever, de 5 a 10 de setembro, para Workshop e Oficina de Dança gratuitas que acontecerão na cidade para preenchimento das 30 vagas. As demais atividades não necessitam de inscrição prévia.
Em Ibirataia, o VII Seminário de Criação em Dança vai ocorrer de 12 a 15 de setembro. A programação é totalmente gratuita e será composta por Mostra Artística (quinta-feira), Roda de Conversa (sexta-feira) e Workshop/Oficina (sábado e domingo), que serão ministradas pela artista e professora Andréa Vilaça.
Seminário
Em sua sétima edição, o Seminário de Criação em Dança é um espaço onde artistas oriundos da capital e interior do estado dialogam sobre os seus processos criativos, políticas culturais, metodologias de criação e a reflexão sobre a prática artística em dança, proporcionando a troca de experiências e o desenvolvimento da linguagem. O projeto já passou por Salvador, Juazeiro, Ilhéus, Lençóis, Santa Maria da Vitória, Feira de Santana, São Sebastião do Passé, Campo Formoso, Maracás, Santa Inês e Pedro Alexandre.
Na edição de 2024, o VII Seminário de Criação em Dança passará pelos 6 macroterritórios do estado, e em 6 territórios de identidade distintos. Além de Ibirataia (Macro 6, Território de Identidade Médio Rio das Contas) e Igaporã (Macro 5, Território de Identidade Oeste Baiano/Bacia do Rio Corrente), o VII Seminário passará também pelo Vale do Capão (Macro 4, Território de Identidade Chapada Diamantina), Paulo Afonso (Macro 3, Território de Identidade Itaparica), Itaju do Colônia (Macro 1 – Território de Identidade Litoral Sul) e Mata de São João (Macro 2, Território de Identidade Litoral Norte – Agreste Baiano).
“É importante destacar que nas cidades de Itaju do Colônia e Ibirataia, as atividades serão focadas na Dança para Infância. A partir da realização do Projeto Dança para Infância, também promovido pela Funceb, foi possível perceber a necessidade de políticas públicas e ações direcionadas para as infâncias e que fomentem essa cadeia de produção em dança, visando esse público infantil e infanto-juvenil”, destaca o coordenador de Dança da Funceb, Léo di Ledy.
Fonte: Ascom/Funceb